Os dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores estão cada vez mais inseridos no nosso dia a dia. Aliás, você está lendo isso aqui através de um dispositivo eletrônico, não é mesmo? A pergunta neste momento é: Quanto tempo você passou em frente às telas hoje?
Segundo uma pesquisa, o brasileiro passa, em média, 56% do dia em frente às telas. Das 24 horas do dia, 9 delas estamos em frente a uma tela. Levando em conta que uma boa noite de sono tem em torno de 8 horas, só nos sobram 7 horas com os “olhos livres desse vício”.
Por isso, é essencial saber como proteger os olhos do excesso de telas, evitando a fadiga ocular e outros problemas que podem surgir a longo prazo, prejudicando a visão.
Como saber se seu olho está sofrendo com o excesso de telas?
A fadiga ocular é um sinal de cansaço na visão causado, principalmente, pelo tempo prolongado de fixação dos olhos em um único ponto, como acontece com quem passa longas horas trabalhando no computador, por exemplo.
Nessas situações, os olhos realizam micro movimentos involuntários e imperceptíveis para manter o foco no objeto à frente. A repetição desses movimentos pode causar cansaço na musculatura ocular, resultando nos sintomas mais comuns de fadiga ocular:
- Dor nos olhos ou ao redor deles;
- Dor de cabeça;
- Irritação nos olhos;
- Visão embaçada ou dupla;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
- Tremor na pálpebra (mioquimia);
- Dificuldade em focar objetos;
- Dor na coluna ou pescoço;
- Dificuldade de concentração;
- Dificuldade para manter os olhos abertos.
Dicas para proteger os olhos do excesso de telas
A seguir, listamos algumas dicas práticas que podem ajudar você a proteger seus olhos contra os malefícios que o excesso de telas pode causar.
Regule brilho e contraste
Ajustar as configurações de brilho e contraste das telas dos seus dispositivos eletrônicos é um passo fundamental para reduzir o impacto negativo na sua visão. Opte por níveis mais suaves que proporcionem conforto visual sem forçar excessivamente os olhos.
Descanse os olhos regularmente (use a regra 20-20-20)
Uma técnica simples para que você lembre facilmente de descansar seus olhos é a regra 20-20-20. A cada 20 minutos de uso contínuo de tela, para por pelo menos 20 segundos e olhe para algo a pelo menos 20 metros de distância.
Isso vai ajudar a aliviar a tensão ocular causada quando você olha por longos períodos para uma tela.
Cuidado com a propaganda equivocada dos óculos com filtro de luz azul
O comprimento de onda azul emitida pela luz branca, possui a capacidade de bloquear a produção de melatonina pela glândula pineal responsável pela indução do sono, sendo assim, esses óculos com filtro de luz azul melhoram a qualidade do sono para quem tem o hábito de exposição a telas no período noturno.
Indiretamente, provocam um amarelamento de tela podendo gerar um conforto visual.
Mantenha uma distância adequada
Posicionar a tela do dispositivo eletrônico a uma distância confortável de aproximadamente um braço estendido e ligeiramente abaixo do nível dos olhos, reduzindo a necessidade de inclinar a cabeça e forçar o pescoço.
Isso pode contribuir significativamente para reduzir a tensão ocular e melhorar a postura durante o uso prolongado de telas.
Piscar com mais frequência
Piscar frequentemente ajuda a manter a superfície dos olhos lubrificada, prevenindo o ressecamento e irritação.
Use óculos ou colírios
Um problema de visão não tratado pode piorar se você não proteger os olhos do excesso de telas. Por isso, se você precisa de óculos, não deixe de usá-lo.
Para quem tem dificuldades em lubrificar os olhos naturalmente, o uso de colírios pode ajudar.
No entanto, é essencial lembrar que a indicação de colírios, medicamentos e do uso de óculos deve ser feito por um oftalmologista.
Consulte um oftalmologista regularmente
Se você já está sentindo fadiga ocular, a melhor sugestão é procurar um Instituto de Oftalmologia com profissionais qualificados e equipamentos modernos, capazes de diagnosticar e tratar qualquer problema de visão.
Um médico especializado poderá avaliar toda sua saúde ocular, verificar se é necessário o uso de óculos ou lentes de contato para descanso dos olhos e correção de problemas visuais, sugerir mudanças em sua rotina, receitar colírios e outros tratamentos com o objetivo de proteger os olhos do excesso de telas.
Portanto, se seus olhos estão sofrendo com o excesso de telas, agende uma consulta, converse com nossos médicos especialistas e recupere a nitidez e o conforto na visão.