Agende sua Consulta:

(11) 5056.0466

(2° a 6° Feira das 08 h às 19 h)

Busca Interna

Catarata

Como enxergamos?

A luz ao passar através da córnea e do cristalino sofre convergência de seus raios, sendo estes direcionados à retina, que por sua vez transforma o estímulo luminoso em estímulo nervoso. Este estímulo nervosovai ao cérebro e a imagem é interpretada. Para que ocorra a correta interpretação da imagem, torna-se necessário que todas as estruturas pelas quais a luz atravessa estejam transparentes.

 

Catarata

Definição

 

É a perda da transparência do cristalino,(lente natural do olho),em diferentes densidades que leva a uma baixa progressiva da visão.

O cristalino pode ser comparado a um vidro transparente que aos poucos torna-se jateado, e com isso, dificultando a visão adequada dos objetos.

Tipos de Catarata

 

O tipo mais frequente é a catarata senil, do envelhecimento. Há outros tipos: Catarata Congênita (presente ao nascimento), Catarata Metabólica (secundária ao diabetes e ao uso de corticóides), e Catarata Traumática (causada por trauma contuso no olho, soco, bolada, queda)

Principais Sintomas

  1. Visão borrada perto e/ou longe
  2. Ofuscamento pela luz (sol, farol de carro, etc)
  3. Halos ao redor de luzes, descoloração, visão dupla
  4. Perda da noção de profundidade.

Tratamentos

É sempre cirúrgico, não havendo colírios ou outras terapias para o seu tratamento.

Indicações de Cirurgia

 

Na presença da catarata e ausência de contra-indicações, a cirurgia estará indicada. Não é preciso esperar a catarata ?amadurecer? para realizar a cirurgia (conceito antigo), pois isto torna o procedimento mais difícil com chances maiores de complicações durante o procedimento, realizado com as técnicas mais avançadas.

 

Técnicas para a Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata tem como objetivo a remoção do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intra-ocular (LIO) responsável pela focalização da imagem na retina, local responsável pela visão. Esta lente intra-ocular pode ser do tipo monofocal (longe ou perto) ou de correção longe e perto simultaneamente, reduzindo ou eliminando de vez a necessidade do uso de óculos no pós-operatório. O método mais atual empregado para a remoção cirúrgica da catarata é a facoemulsificação com microincisão e implante de lente intra-ocular , com um tempo de 15 a 20 minutos sob anestesia local com colírios e recuperação precoce

 

Atualidades

O que há de mais atual nesta área é a capacidade de personalização do tratamento cirúrgico através do uso das lentes intra-oculares, adequadoao tipo de atividade e necessidade de correção para cada paciente.

 

Resultados


Em geral, a maioria dos pacientes possui uma reabilitação visual precoce, podendo dirigir e exercer suas funções em24 a 48h após a cirurgia, tendo capacidade de leitura para longe e perto no caso de lente multifocal ou somente para longe quando corrigido com lente monofocal, podendo retornar as suas atividades prontamente.

Links Relacionados