Agende sua Consulta:

(11) 5056.0466

(2° a 6° Feira das 08 h às 19 h)

Busca Interna

Grau de Óculos (miopia - hipermetropia -astigmatismo)

Em um olho sadio, a luz passa pela córnea, cristalino e humor vítreo chegando até a retina aonde o ponto focal é formado em umaestrutura chamada de mácula, responsável pela visão central. Portanto, a variação do local de formação do ponto focal é que determinará o tipo de erro refracional, comumente conhecido pelo paciente como "grau de óculos".


Existem 3 tipos de erro refracional:miopia , hipermetropia e astigmatismo


Miopia



Neste caso a imagem é formada antes da retina, proporcionando uma dificuldade para ver objetos distantes e em ambientes de baixa luminosidade (por ex: ver placas e dirigir à noite). Portanto, para sua correção é necessário usar uma lente divergente (óculos/ lentes de contato) para reposicionar o ponto focal na mácula.

 

Miopia sem correção Miopia com correção

 

Hipermetropia



Neste caso, a imagem é formada atrás da retina, proporcionando uma dificuldade de visão de perto. Portanto, para sua correção é necessário usar uma lente convergente (óculos/ lentes de contato) para reposicionar o ponto focal na mácula.

 

A partir dos 40 anos de idade, o olho humano tende a perder a capacidade de focalizar as imagens mais próximas, por uma diminuição natural da "acomodação". Esse processo progressivo causa um tipo de hipermetropia para perto, chamada de Presbiopia ou "Vista Cansada".

 

Hipermetropia sem correção Hipermetropia com correção

Astigmatismo


Neste caso, diferentes pontos focais são formados podendo ser localizado antes, depois ou mesmo parte na retina, sendo responsável pelo borramento da imagem e perda da nitidez dos objetos. Portanto, para sua correção é necessário usar uma lente tórica (óculos/ lentes de contato) para reposicionar o ponto focal na mácula.

Astigmatismo sem correção Astigmatismo com correção

Tratamento

 

Os graus podem ser corrigidos através do uso de óculos, lentes de contato e até mesmo cirurgias à laser. Atualmente, as cirurgias à laser para correção de grau são muito promissoras, com ótima previsibilidade para todos os tipos de graus, desde que bem indicadas. (cirurgia de miopia, cirurgia de hipermetropia, cirurgia de astigmatismo)

Links Relacionados