Agende sua Consulta:

(11) 5056.0466

(2° a 6° Feira das 08 h às 19 h)

Busca Interna

Cirurgia de Catarata

Atualmente a cirurgia de catarata passou a ser uma cirurgia personalizada, isto é, passou a adequar as necessidades individuais de cada paciente à possibilidade de correção cirúrgica desejada. Com este objetivo, encontramos à disposição lentes intra-oculares monofocais convencionais, monofocais tóricas para correção de astigmatismo, lentes bifocais para visão longe e perto e também lentes asféricas com melhor nitidez, demonstradas a seguir:

 

Lentes Intra-Oculares de correção longe e perto (Bifocais)

 

É a melhor opção para quem deseja ficar independente ou menos dependente do uso de óculos no pós-operatório. São lentes que proporcionam dois pontos de foco em duas regiões distintas do olho de modo a formar uma visão boa de longe e boa de perto, para isso, há um emprego de uma tecnologia de ponta denominada lente difrativa tornando os raios luminosos mais homogêneo, com menor dissipação e assim, menor desconforto em relação às versões anteriores deste modelo.

 

Dentre as principais lentes temos a RESTOR® (Alcon) e TECNIS ZM900® (AMO-VISTATEK)

 

 

Ao contrário dos óculos multifocais, a fase de adaptação é muito mais rápida devido à lente estar dentro do globo ocular não necessitando procurar o foco como na lente dos óculos (bi ou multifocal). Entretanto, é comum que haja um período de adaptação de alguns sintomas como halo e ofuscamento com tempo diferente para cada paciente, que tendem a desaparecerer gradativamente.

 

Para melhorar entendermos as diferenças entre visão com lente intra-ocular monofocal e multifocal, veja o exemplo a seguir. Repare nesta próxima figura que os objetos à distância estão nítidos, já o objeto próximo (lata) está desfocado (visão de perto). Esta é a imagem após uma cirurgia de catarata com lente monofocal tradicional sem correção para perto.

 

 

Por sua vez, após o implante de lente intra-ocular multifocal tanto os objetos à distância como os objetos próximos ao paciente estão mais nítidos como observado na foto abaixo, proporcionando uma independência dos óculos.

 

 

Lentes intra-oculares asféricas

É uma tecnologia empregada para melhorar a convergência dos raios luminosos que atravessa toda a região óptica da lente intra-ocular formando assim um foco mais nítido e com melhor contraste, fazendo importante diferença nos ambientes de baixa luminosidade, como por exemplo, leitura à meia luz e/ou dirigir à noite. No caso das lentes esféricas, os raios luminosos periféricos que atravessam a lente intra-ocular sofrem mais convergência formando uma área de imperfeição de foco conhecida como "aberração esférica" (Figura 1), por sua vez, as lentes asféricas compensam esta deficiência proporcionando um foco mais nítido e preciso sobre a retina (Figura 2).

 

Figura 1 ? Círculo branca mostrando a diferença dos pontos de convergência dos raios (aberração esférica)

 

 

Figura 2 ? Raios luminosos convergem todos na retina formando uma imagem única e mais nítida

 

 

Sendo assim, temos a formação de uma imagem com foco e contraste melhor do que uma lente tradicional como mostra o esquema abaixo

 

 

Dentre as principais lentes temos a ACRYSOF IQ®(Alcon) e TECNIS ZA9000®(AMO-VISTATEK)

 

 

Lentes Intra-oculares monofocais tóricas



As lentes intra-oculares tóricas são indicadas em pacientes com grau de astigmatismo acentuado para proporcionar no período pós-operatório uma melhor visão sem necessidade de óculos corrigindo 2 graus aproximadamente.

 

Figura 3 Foto ilustrativa de lente tórica

 

Portanto, tendo em vista a personalização da cirurgia de catarata, pergunte ao seu oftalmologista qual é a melhor opção de lente intra-ocular que corresponde às suas atividades. Para maiores informações visite o site: http://www.liomultifocal.com.br/ , http://www.acrysofrestor.com.br/

Links Relacionados