As lentes de contato estão cada vez mais populares, afinal, proporcionam melhoria na visão e, ao mesmo tempo, são práticas e esteticamente mais agradáveis para algumas pessoas.
No entanto, segundo dados do Sindióptica (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico), aqui no Brasil, apenas 1,13% da população as utiliza. Enquanto isso, em países como Estados Unidos, Holanda e Japão a porcentagem de pessoas que utilizam este produto chega a cerca de 8%.
Quando conversamos com pacientes sobre a opção de utilizar lentes, ainda há muitas dúvidas e, por conta disso, o número de pessoas que a utilizam ainda seja baixo, comparado a outros países.
Por isso, a seguir, preparamos para você um guia completo sobre lentes de contato, explicando seus tipos, vantagens e os cuidados ao utilizar.
Tipos de lentes de contato
Elas podem ser classificadas de várias maneiras, mas, de forma geral, podem ser divididas em dois grandes grupos: as lentes rígidas e as lentes gelatinosas.
Lentes rígidas
As lentes rígidas eram feitas de materiais derivados de acrílico. Hoje em dia usam materiais muito mais tecnológicos e agradáveis, com alguns modelos até permitindo uma permeabilidade do oxigênio (chamadas de lentes gás-permeáveis).
Apesar de um desconforto inicial, o fato de serem rígidas permite que elas mantenham seu formato, facilitando a correção de graus mais altos de astigmatismo, miopia, hipermetropia e ceratocone.
Lentes gelatinosas
As lentes gelatinosas podem ser feitas com hidrogel ou usar uma combinação de hidrogel e silicone.
As lentes de hidrogel são as mais populares, pois proporcionam maior conforto e adaptabilidade ao olho.
As lentes de silicone-hidrogel são ainda mais permeáveis ao oxigênio que as lentes de hidrogel, permitindo uma maior oxigenação da córnea e, consequentemente, um uso mais prolongado. Elas são indicadas para pessoas que precisam usar lentes de contato por longos períodos ou que têm olhos mais sensíveis.
Por serem mais maleáveis e permitir mais contato do oxigênio com o olho, são as mais utilizadas, pois não necessitam de um grande período de adaptação.
Vantagens das lentes de contato
As lentes de contato apresentam várias vantagens em relação aos óculos de grau.
Estética
Para muitas pessoas, são mais atraentes do que os óculos, pois não alteram a aparência do rosto.
Campo de visão
As lentes de contato proporcionam um campo de visão mais amplo e natural, já que estão diretamente sobre a córnea.
Praticidade
As lentes de contato são ideais para quem pratica esportes ou atividades físicas, pois não embaçam, não escorregam e não quebram.
Correção visual
Em alguns casos, como astigmatismo irregular e ceratocone, as lentes de contato proporcionam uma correção visual superior aos óculos de grau.
Cuidados com as lentes de contato
O uso de lentes de contato requer alguns cuidados para garantir a saúde dos olhos e prolongar a vida útil das lentes.
Higienização
Lave sempre as mãos antes de manusear as lentes de contato e limpe-as com solução específica após cada uso, nunca recorrendo à água da torneira, saliva ou outros líquidos não indicados
Armazenamento
Guarde as lentes de contato no estojo adequado e mantenha-o sempre limpo e seco.
Substituição das lentes de contato
Respeite o tempo de uso indicado pelo fabricante e pelo seu oftalmologista. Lentes de contato vencidas ou danificadas podem causar problemas oculares.
Consulta oftalmológica
Faça consultas regulares com seu oftalmologista para garantir a saúde dos seus olhos e a adequação das lentes de contato.
Por isso, é imprescindível contar com o suporte de oftalmologistas qualificados para ajudar você nesta decisão, garantindo que suas lentes de contato sejam confortáveis e adequadas às suas necessidades.
Adaptação ao seu olho
É essencial também estar atento aos sinais de que as lentes de contato não estão sendo bem toleradas pelos olhos, como vermelhidão, coceira, lacrimejamento excessivo e sensação de corpo estranho. Se você notar algum desses sintomas, entre em contato com seu oftalmologista imediatamente para reavaliação.
Evite dormir com as lentes de contato
NÃO SE DEVE DORMIR com as lentes de contato, pois esta atitude aumenta as chances de infecções corneanas que são em sua maioria muito graves!!
Quem procurar ao optar pelas lentes de contato?
Se você está pensando em utilizar as lentes de contato, o primeiro passo é procurar um instituto de oftalmologia que tenha ferramentas de última geração e profissionais altamente capacitados.
Para isso, basta buscar o apoio do Marques Eye – Instituto de Oftalmologia.
Aqui você encontra médicos com mais de 20 anos de experiência, especializados em doenças oculares, capazes de lhe ajudar em exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos, além de auxiliar na escolha da melhor lente de contato para suas necessidades.
Agende uma consulta agora mesmo e conte conosco para fazer você enxergar o mundo com muito mais cor e vida.