Miopia, hipermetropia e astigmatismo são os erros refrativos mais comuns atrapalhando a visão de boa parte da população mundial as quais necessitam de óculos para sua correção.
No entanto, estes distúrbios podem ser corrigidos através das cirurgias refrativas, possibilitando que as pessoas operadas diminuam e/ou eliminem a necessidade do uso de óculos de grau garantindo mais bem-estar e qualidade de vida.
Mas como funciona a cirurgia refrativa?
Para realizar a cirurgia refrativa, o primeiro passo é consultar um oftalmologista especialista nesta área, um cirurgião refrativo, de confiança para realização de uma avaliação pré-operatória, a qual consiste em avaliar se a córnea possui a espessura e curvatura adequadas para o procedimento.
A cirurgia refrativa é realizada em um centro cirúrgico equipado com um aparelho de laser específico. O procedimento dura cerca de 5 a 10 minutos por olho e não requer internação.
A anestesia para esta cirurgia é bem simples e realizada com o colírio anestésico de tal forma, que o paciente não sente absolutamente nenhuma dor. O cirurgião então realiza os passos da cirurgia de acordo com a técnica escolhida, sempre monitorando a posição do olho e a aplicação do laser.
Após a cirurgia, o paciente recebe um curativo protetor nos olhos e volta para casa no mesmo momento, acompanhado de um responsável. É normal sentir um leve desconforto, ardência ou sensibilidade à luz nas primeiras horas, ou dias após o procedimento, mas isso tende a melhorar com o uso de colírios indicados pelo médico no espaço de uma semana.
Quais técnicas são utilizadas na cirurgia refrativa?
Existem duas técnicas bastante conhecidas de cirurgia refrativa: PRK e FEMTOLASIK
PRK é uma cirurgia de superfície ocular em que o EXCIMER LASER é aplicado na camada mais superficial da córnea após a remoção do epitélio. Em seguida, uma lente de contato provisória é colocada por 5 dias para garantir a completa cicatrização cirúrgica.
Já a técnica FEMTOLASIK consiste na aplicação do EXCIMER LASER na parte mais profunda da córnea após a confecção de um flap realizado com outro laser chamado de FEMTOSEGUNDO, que serve como uma lente de proteção natural, dispensando o uso de lente de contato provisória.
Quem pode fazer a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa é indicada para pessoas com algum problema de visão que afeta sua qualidade de vida e que desejam diminuir a dependência dos óculos ou lentes de contato. No entanto, nem todos os casos são elegíveis para o procedimento.
Para fazer a cirurgia refrativa, é preciso atender a alguns critérios, como:
- Ter mais de 18 anos de idade;
- Ter um grau estável há pelo menos um ano com variação no máximo de 0,50 (meio grau)
- Não ter ceratocone ou suspeita de ceratocone
- Não estar grávida ou amamentando
Além disso, é preciso fazer uma avaliação oftalmológica completa antes da cirurgia para verificar se há alguma contraindicação específica, como córnea muito fina ou irregular, olho seco severo ou infecção ocular.
Qual médico procurar para realizar este tipo de procedimento cirúrgico?
Para quem busca uma cirurgia refrativa de qualidade, é necessário procurar por profissionais altamente qualificados, especialistas em cirurgia refrativa.
O Instituto de Oftalmologia Marques Eye está à disposição.
Fique à vontade para agendar uma consulta! Nosso maior desejo é que possa enxergar o mundo com mais vivacidade e nitidez.