Agende sua Consulta:

(11) 5056.0466

(2° a 6° Feira das 08 h às 19 h)

Busca Interna

Inovações em Oftalmologia - Visão funcional para portadores de doenças corneanas

VISÃO FUNCIONAL PARA PORTADORES DE IRREGULARIDADES CORNEANAS - Xtrafocus

Uma das grandes dificuldades em tratar pacientes que foram submetidos às cirurgias corneanas, sejam elas pós transplante ou mesmo cirurgia para correção de grau (Ceratotomia Radial, Lasik, PRK), é a indesejada cicatrização corneana irregular levando ao chamado astigmatismo irregular que não permite boa visão mesmo com óculos ou lentes de contato. Para facilitar a compreensão, imaginemos que a superfície da córnea, para proporcionar uma boa convergência dos raios luminosos em direção à retina, deve ser regular como uma superfície de uma bola de boliche, porém após estas cirurgias, a mesma para a ter uma superfície irregular como cume de cadeias montanhosas, fazendo assim com que os raios luminosos passem extremamente alterados para dentro dos olhos impossibilitando a formação de uma imagem nítida.
Até o momento, uma das possibilidades para resolução deste problema era a realização da troca da córnea alterada através de transplante.
Entretanto, recentemente, o Dr. Cláudio Trindade (médico e amigo de Belo Horizonte) desenvolveu um implante de uma lente intra-ocular chamada XTRAFOCUS que está beneficiando estes pacientes e levando aos mesmos uma melhora da qualidade visual.
O conceito é bem inteligente, pois trata-se de reduzir artificialmente o orifício de entrada de luz para o interior do olho e com isso a distorção causada será infinitamente inferior quando comparada a uma abertura total de passagem de luz encontrada em uma pupila natural.
Para quem gosta de fotografia, imagine que para tirar a melhor foto com maior definição é importante que o diafragma esteja em seu menor diâmetro e com isso ganha-se também profundidade de foco, e o contrário é verdadeiro, se houver uma grande abertura do diafragma a definição da imagem é menor.
Pois bem, este é o princípio deste implante. Em nosso consultório já realizamos este procedimento e realmente o resultado é muito satisfatório com melhora não somente da visão para longe como também para perto. Cabe-se afirmar que a idéia não é tornar o paciente independente de óculos e sim, com ou sem ele, que tenha de volta sua visão funcional.
As principais indicações deste implante são: paciente pós cirurgia de ceratotomia radial (feitas com bisturi de diamante nos anos 80 a 90), pós cirurgia de lasik que desenvolveram ectasia (cicatrização irregular), pós transplantes cuja adaptação de lente de contato é insatisfatória.
Importante ressaltar que a correta indicação só deve ser feita mediante ao exame médico oftalmológico bem criterioso com o especialista, pois existem também algumas contra-indicações e cuidados que devem ser pontuados caso a caso.
Sem dúvida, uma grande inovação com resultados excelentes verificadas nas cirurgias realizadas em nosso consultório.
Data de Publicação : 24/06/2017