Agende sua Consulta:

(11) 5056.0466

(2° a 6° Feira das 08 h às 19 h)

Busca Interna

Inovações em Oftalmologia - Cirurgia de Catarata com laser de femtosegundo.

A cirurgia de catarata recentemente obteve um grande auxílio da tecnologia empregada na cirurgia refrativa na correção de grau com o uso do laser de femtosegundo. Ao contrário da cirurgia refrativa no qual o seu uso fica restrito a moldar a superfície corneana, na cirurgia de catarata, este laser é capaz de realizar as incisões, abertura da cápsula anterior do cristalino para retirada da catarata e por fim, diminui a densidade da catarata promovendo seu amolecimento. Sendo assim, os passos cirúrgicos ficam mais simplificados e mais seguros, diminuindo o risco cirúrgico sobremaneira.


  
 
Atualmente, a técnica mais moderna para remoção do cristalino é através do emprego do ultrassom utilizando uma ponteira vibratória e ao mesmo tempo que o cristalino com a catarata vai sendo emulsificado, isto é , fragmentado em pequenos pedaços, esta também é aspirada através do mesmo instrumento e em seguida uma lente intra-ocular é implantada para ajustar o foco da imagem na retina e proporcionar uma boa visão com a menor independência de óculos possível de acordo com a necessidade de cada paciente.
 
Cabe ressaltar que um equívoco muito comum é o conceito que a cirurgia de catarata é "feita a laser". Aliás, esta é uma das perguntas que o cirurgião de catarata sempre se depara durante uma avaliação pré-operatória. O laser já foi empregado anos atrás sem sucesso e foi superado pela técnica de ultrassom, que hoje é o padrão-ouro "gold standard" de tratamento mundial. 

O laser de femtosegundo veio sem dúvida para ficar, porém, é importante ressaltar que ele não evita as incisões ou mesmo a necessidade de utilização do facoemulsificador para a remoção completa da catarata.
 

 
Data de Publicação : 16/12/2011