O verão chegou e com ele aumentam os perigos do sol, tanto para nossa pele, como também para os nossos olhos.
Apesar de ser reconhecida a importância do filtro solar para proteção da nossa pele, ainda não são todos que entendem a importância da proteção UV também em óculos de sol, a fim de evitar danos oculares como doenças degenerativas de retina, aumentar incidência de catarata, pterígio dentre outras.
A seguir, explicaremos melhor o que são os raios UV.
O que são raios UV?
A radiação UV (ultravioleta), popularmente conhecido como raios UV, é proveniente do sol e atinge a todo momento o nosso planeta.
Esta radiação é dividida em três tipos:
- UVA (315–400 nm)
- UVB (280–350 nm)
- UVC (100–280 nm).
A radiação UVC, no entanto, é absorvida pela camada de ozônio do nosso planeta. Porém, boa parte dos raios UVA e UVB conseguem chegar até nós.
E, ao contrário do que muitos acreditam, esta radiação não chega apenas quando o sol está incidindo em nós.
Mesmo quando estamos em lugares fechados, mas com janelas abertas, acontece a penetração dos raios UV.
Por isso que, muitas vezes, mesmo ficando debaixo do guarda-sol, nós nos queimamos. Boa parte dos raios atravessa o material do guarda-sol, reflete na areia, na água, e isso acaba sendo um perigo para a nossa pele e para os olhos, caso estejam desprotegidos.
Superfícies como a areia e água, por exemplo, refletem até 30% da radiação solar que recebem. A neve pode refletir até 85% desta radiação.
Óculos de sol sem proteção UV prejudica mais do que protege
Se você costuma usar óculos de sol sem certificado de proteção UV, saiba que pode estar prejudicando muito mais o seu olho do que se estivesse sem nada.
Quando você está sem óculos, seu olho tenta se adaptar à exposição solar abrindo e fechando a pupila.
No entanto, quando está de óculos de sol, a pupila se dilata devido à penumbra gerada. Neste momento, quando não há a proteção adequada, os raios UV alcançam a retina de maneira mais fácil, causando dano celular cumulativo e irreversível.
Quando você utiliza um óculos “pirateado” , por exemplo, acaba acreditando que está protegendo os olhos, quando, na verdade, está causando um dano ainda maior.
Quais danos o sol pode causar aos olhos?
A alta exposição dos olhos ao sol pode causar alguns danos como, por exemplo:
- Queimaduras nas pálpebras, na conjuntiva (membrana mucosa que reveste a esclera, parte branca do globo ocular, e a parte posterior da pálpebra) e na córnea;
- Formação de pterígio (também conhecido como carne no olho);
- Catarata (envelhecimento precoce do cristalino);
- Lesões na mácula (centro da retina com maior concentração de fotorreceptores).
Todas estas lesões, se não tratadas, podem evoluir para casos mais graves, causando perda de visão permanente.
Por isso, é essencial proteger os olhos com óculos de sol com proteção UV e sempre buscar a ajuda de uma clínica oftalmológica ao notar qualquer problema de visão.
Afinal, como saber se o óculos tem proteção UV?
A olho nu não é possível saber se os óculos possuem ou não proteção UV.
Por isso, o mais importante é comprar seu óculos de sol em um lugar de confiança, de preferência em uma loja especializada.
Na hora da compra, exija o certificado da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica), que atesta a proteção contra os raios solares UVA e UVB.
Ao escolher o modelo a ser comprado, prefira aqueles óculos com proteção UV 400. Esse valor indica que as lentes irão bloquear os comprimentos de onda abaixo de 400nm/0, incluindo todos os raios UVA e UVB.
A coloração do óculos também influencia na sua capacidade de proteção. As lentes marrom, cinza e verde oferecem a maior proteção contra o brilho e causam a menor distorção.
Com até 50% de absorção de luz, as lentes amarela e laranja oferecem pouca proteção contra o brilho, mas têm um efeito de aumento de contraste, otimizando a visão, principalmente para a prática de esportes ao ar livre, realizados contra fundos de cor única, como na neve.
Eles também podem ser utilizados para dirigir na estrada, pois reduzem o ofuscamento causado pelas luzes dos faróis.
O que fazer se sentir desconforto após utilizar óculos de sol?
Se você está sentindo dores nos olhos ou dor de cabeça após o uso de óculos de sol, este é um sinal de alerta.
Talvez o óculos não tenha bloqueio contra os raios ultravioletas, ou pode ser o início de alguma lesão ocular.
Sendo assim, não espere pelo pior. Agende sua consulta agora mesmo com os oftalmologistas do Instituto Marques Eye.
Atuamos há mais de 20 anos com profissionalismo, especialização internacional e tecnologia de ponta, buscando sempre entregar o que há de melhor no diagnóstico e tratamento de doenças oculares.