Uma menina e um menino, ambos com um dos olhos tapados

Ambliopia: Cuidado com a visão das crianças

Neste mês de outubro nós comemoramos o dia das crianças. E não há época melhor para falar sobre os cuidados com a visão dos pequenos!

Uma das doenças oculares mais comuns entre as crianças (que pode deixar sequelas na vida adulta) é a ambliopia.

A seguir, você entenderá melhor como ela afeta a visão, quais causas, sintomas e tratamentos que podem auxiliar a criança a reestabelecer sua saúde ocular.

O que é ambliopia?

A ambliopia também é conhecida como “olho preguiçoso”, “olho vago” ou “visão preguiçosa”.

Normalmente as imagens formadas em nosso cérebro são muito semelhantes e o sistema visual fará a formação destas duas imagens em uma única, processo chamado de fusão e assim teremos uma visão nítida e com profundidade de foco (3D).

Entretanto, existem situações nas quais a formação da imagem é muito diferente entre os olhos, com um olho tendo visão muito nítida e o outro muita embaçada, neste caso o cérebro não consegue realizar a fusão. Neste caso, o cérebro acaba por escolher a imagem mais nítida e desenvolvendo o olho correspondente em detrimento do outro olho com visão embaçada – chamamos este quadro clínico de AMBLIOPIA

Como o nosso cérebro tende a compensar qualquer falha nos olhos, a fim de tornar nossa visão mais nítida possível, ele ignora a imagem do olho com baixa visão. Gradualmente, a visão deste olho vai sendo perdida, já que ele passa a não ser utilizado.

A ambliopia é preocupante para as crianças, pois o sistema visual é formado até o sétimo ano de vida, após sua formação, o cérebro não consegue mais melhorar a captação da imagem do olho acometido, levando a uma deficiência visual irreversível.

Causas

A ambliopia costuma ser causada, geralmente, por alguma dessas três condições:

  • Desalinhamento dos olhos (estrabismo)
  • Erros de refração (Graus altos e diferentes entre olhos)
  • Bloqueio da visão (catarata congênita, tumor intraocular)

Ambliopia causada por estrabismo

A ambliopia estrábica é a mais comum, acontecendo por conta de um desalinhamento dos olhos (“torto”, “vesgo”).

Quando ocorre o estrabismo, os olhos formam imagens desalinhadas gerando a visão dupla  (diplopia). O cérebro, portanto, para compensar esta falha, suprime uma dessas imagens e ignora os sinais do olho defeituoso, ainda que ele esteja estruturalmente normal.

Ambliopia causada por erros de refração

A ambliopia também pode ser causada por um erro de refração, geralmente hipermetropia (incapacidade de ver objetos próximos claramente), miopia (incapacidade de ver objetos distantes claramente) ou astigmatismo (uma curvatura irregular das superfícies de focalização do olho).

Quando o olho possui erro de refração, ocorre embaçamento das imagens que chegam ao cérebro, resultando em diferença no foco entre os olhos.

Estes erros de refração podem atingir apenas um olho ou ambos e, caso não seja tratado corretamente, pode ocasionar ambliopia e demais riscos para a visão.

Ambliopia causada por bloqueio ou diminuição da visão

A ambliopia pode ocorrer quando um ou ambos os olhos estão turvos, ou opacos, por conta do desenvolvimento de catarata congênita, glaucoma, pálpebra caída (ptose congênita).

Sintomas

Como a ambliopia afeta majoritariamente crianças, pode ser difícil identificar os sintomas.

Como é comum que o cérebro tente compensar as falhas de visão, muitas vezes nem a criança consegue identificar alguma dificuldade.

Alguns sinais que podem indicar algum problema de visão e, por consequência, ambliopia são:

  • semicerrar dos olhos;
  • se aproximar ou afastar para ver objetos ou para ler;
  • desalinhamento aparente nos olhos;
  • cobrir um olho para enxergar melhor.

Vale ressaltar que a principal maneira para identificar os sintomas da ambliopia é realizando testes de visão para um diagnóstico precoce.

Geralmente, são realizados testes logo após o nascimento e ao fim do primeiro ano de vida. Neste momento, é essencial que a criança receba acompanhamento especializado de um médico oftalmologista, visando assegurar o correto desenvolvimento do sistema visual.

Tratamento

O tratamento pode variar de acordo com a causa primária.

No caso de estrabismo, o mais correto é primeiramente fortalecer a visão no olho desviado através da oclusão do olho “bom” e assim fazê-lo forçar para atingir seu potencial máximo. Uma vez atingido, o segundo passo é realizar o alinhamento dos olhos através da cirurgia corretiva.

Nos erros de refração, o uso de óculos é fundamental para atingir o potencial máximo do olho “fraco” juntamente com o uso da oclusão do olho “bom”, portanto, com o olho “bom” ocluído, o olho “fraco” não sofrerá concorrência e poderá se desenvolver rapidamente.

Cabe ressaltar que a estratégia de oclusão poderá variar de acordo com cada paciente em questão, podendo ser feito horas por dia até mesmo por todo o dia.

Nas ocasiões onde o oclusor é recomendado, é de extrema importância que pais, parentes, professores e demais pessoas que convivam com a criança, estimulem e normalizem o uso deste acessório. (ex: fazer oclusão em bichos de pelúcia, bonecas, etc)

Atualmente existem também colírios que ofuscam a visão do olho bom, forçando o uso do olho fraco. Esta pode ser uma alternativa quando os oclusores não são tolerados, embora possa ter alguns efeitos colaterais como por exemplo dores de cabeça.

Qual médico procurar para tratar ambliopia?

Se seu filho ou alguma criança que você conhece sofre com problemas de visão e você deseja evitar que isto evolua para uma ambliopia ou outras doenças mais graves, é imprescindível contar com o suporte de um médico oftalmologista.

Este profissional poderá auxiliar em todas as fases da vida da criança, desde seu nascimento, até sua juventude, diagnosticando e tratando até mesmo aqueles problemas que não estão aparentes.

Aqui no Marques Eye – Instituto de Oftalmologia você encontra médicos com mais de 20 anos de experiência, especializados em doenças oculares, capazes de lhe ajudar em exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Não deixe de levar seu filho ao oftalmologista! Agende uma consulta agora mesmo e conte conosco para fazer as crianças enxergar o mundo com muito mais cor e vida.

Entre em contato para agendar sua consulta!