Um estudo de 2014, divulgado no Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, confirmava que 70% dos adultos norte-americanos sofriam coma fadiga ocular causada por computadores, tablets e smartphones e, além disso, metade deles não sabia como reduzir este desconforto.
Hoje, quase 10 anos depois, esses números podem ter piorado bastante, principalmente em nosso país, onde é comum que as pessoas passem longas horas em frente a estes dispositivos.
Você, provavelmente, está agora lendo isso através de um computador ou smartphone, certo? Quantos minutos está olhando para esta telinha? Horas, talvez?
Se este hábito acaba trazendo cansaço ocular para você, é importante reconhecer os sintomas e aprender algumas dicas para diminuir o desconforto.
Quais os sinais da fadiga ocular?
A fadiga ocular é a condição de cansaço na visão ocasionada, principalmente, pelo tempo de permanência dos olhos em um único ponto, como acontece com quem trabalha longas horas no computador, por exemplo.
Em situações como essas, os olhos realizam micro movimentos involuntários e imperceptíveis para manter o foco no objeto à frente. A repetição desses movimentos pode causar cansaço na musculatura ocular, resultando nos sintomas mais comuns de fadiga ocular:
- Dor nos olhos ou ao redor deles;
- Dor de cabeça;
- Irritação nos olhos;
- Visão embaçada ou dupla;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
- Espasmos na pálpebra (mioquimia);
- Dificuldade em focar objetos;
- Dor na coluna ou pescoço;
- Dificuldade de concentração;
- Dificuldade para manter os olhos abertos.
Quando é hora de se preocupar com a fadiga ocular?
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta que, ao passar mais de três horas diárias em frente às telas, o risco de apresentar fadiga visual e ter complicações futuras é exponencialmente maior.
Por isso, se você costuma passar longas horas no computador ou smartphone, é importante se preocupar e tomar alguns cuidados.
Se os sintomas citados anteriormente estão se tornando cada vez mais comuns em sua rotina e começando a atrapalhar suas atividades diárias e a qualidade de vida, é importante tomar medidas para diminuir o desconforto causado
Além disso, é importante estar com a correção adequada dos graus se necessário.
Dicas para aliviar a fadiga ocular
Se você trabalha longas horas no computador ou smartphone, as dicas a seguir podem ajudar a diminuir os sintomas da fadiga ocular e manter a saúde da sua visão.
- Faça a técnica 20 20: A cada 20 minutos de trabalho, faça 20 segundos de descanso olhando para um ponto distante.
- Ajuste a altura e a inclinação do monitor de forma que fique na altura dos olhos ou um pouco abaixo, evitando forçar o pescoço muito para cima ou para baixo.
- Mantenha uma distância de pelo menos 50 cm entre os olhos e o monitor e, se for o caso, aumente o tamanho da fonte para facilitar a visualização.
- Use cortinas, persianas ou filtros anti-reflexo para evitar que a luz externa cause reflexos e ofuscamentos na tela.
- Ajuste a iluminação do ambiente para não deixar o local nem muito claro, nem escuro demais.
- Ajuste também as configurações da sua tela conforme a iluminação do local. Nos smartphones existem opções de ajuste automático de brilho, que se adequa ao ambiente.
- Lubrifique os olhos com colírios lubrificantes ao sentir ressecamento, ardor ou coceira.
A melhor dica para quem possui fadiga ocular
Se você está sofrendo com a fadiga ocular após longas horas no computador, a melhor dica é: procure um Instituto de Oftalmologia com profissionais qualificados e ferramentas de última geração, capazes de diagnosticar e tratar qualquer problema de visão.
Um médico especializado poderá identificar as causas do seu cansaço visual, entendendo se é fruto de alguma condição subjacente.
Assim, poderá indicar o uso de medicamentos para o alívio dos incômodos causados pelo uso excessivo de telas, ou até mesmo identificar se é necessário o uso de óculos ou lente de contato para descanso dos olhos e correção de problemas visuais.
Por isso, se você está sofrendo com a fadiga ocular, fale com nossos médicos especialistas, tire suas dúvidas, agende uma consulta e volte a enxergar o mundo sem dor e com mais nitidez.