Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que faz parte de uma rede internacional que estuda as doenças mais comuns no envelhecimento, revelou que, dos 56,1 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, 25% (14 milhões) têm catarata.
A pesquisa foi realizada com 9,4 mil participantes, metade dos quais tinham entre 50 e 59 anos, e identificou a catarata como a quarta doença mais frequente nessa faixa etária, ficando atrás apenas de hipertensão, problemas na coluna e colesterol alto.
Por isso, é importante saber como está doença ocorre, quais os riscos de desenvolvê-la e quando é o momento certo de procurar um tratamento especializado.
O que é a Catarata?
A catarata é uma doença ocular que afeta a transparência do cristalino, a lente natural do olho. Com o passar dos anos, o cristalino pode se tornar opaco e dificultar a visão, causando sintomas como embaçamento, sensibilidade à luz, perda de contraste e alteração de cores.
À medida que progride, a catarata torna a visão mais opaca e embaçada, reduzindo a capacidade de enxergar de perto e/ou de longe piorando à noite.
Devido à sua evolução lenta, ocorre uma diminuição gradual e progressiva da nitidez visual, sendo que muitas pessoas não percebem que estão perdendo a visão até receberem o diagnóstico durante uma consulta oftalmológica.
Nos estágios iniciais, a catarata não causa problemas significativos e pode afetar apenas uma pequena parte do cristalino, tendo um impacto mínimo na visão, porém com seu desenvolvimento, os sintomas ficam mais evidentes.
Um sintoma que pode indicar a progressão da catarata é a necessidade frequente de trocar os óculos devido à alteração do grau.
É importante estar atento ao desenvolvimento dessa doença, pois ela pode prejudicar a visão e levar à cegueira.
Quando procurar ajuda profissional?
A catarata é uma doença progressiva, ou seja, que piora com o tempo. Por isso, é importante procurar um oftalmologista assim que surgirem os primeiros sinais de alteração na visão. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento.
É importante procurar um Instituto de Oftalmologia qualificado, com profissionais capacitados e ferramentas de ponta, para avaliar a saúde dos seus olhos e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Deste modo, poderão ser solicitados exames clínicos e complementares para verificar se você tem catarata ou outras doenças oculares que podem causar sintomas semelhantes.
O tratamento mais eficaz é a cirurgia de catarata, que consiste na remoção do cristalino opaco e na implantação de uma lente intraocular. A cirurgia é rápida, segura e indolor, podendo ser realizada com anestesia local e sedação.
A cirurgia de catarata pode ser indicada em qualquer estágio da doença, dependendo da avaliação do oftalmologista e da qualidade de vida do paciente.
Mas, afinal, quando é a hora certa de procurar tratamento para catarata?
A catarata deve ser feita o mais precoce possível desde que tenha sintomas visuais. Antigamente, esperava-se a catarata evoluir muito e ficar “madura” para poder operar, isso hoje não se aplica mais devido ao avanço da tecnologia e resultados visuais.
Quem escolher para tratar catarata?
Se você tem catarata ou suspeita que pode ter, é fundamental escolher um instituto de oftalmologia especializado em tratamento para doenças oculares como o Marques Eye, que conta com uma equipe qualificada de oftalmologistas, equipamentos modernos e infraestrutura adequada para realizar o diagnóstico e a cirurgia de catarata com segurança e eficiência.
Fale conosco, agende sua consulta, tire suas dúvidas e deixe-nos ajudar a cuidar da sua visão e colaborar para que você continue vendo toda a beleza da vida!