Miopia: é possível estabilizar?

A miopia é um dos distúrbios relacionados à visão de maior incidência no mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem mais de 2,6 bilhões de pessoas com esse problema. No Brasil seriam acima de 60 milhões, mais de 25% da população.

E mais: a OMS estima que até 2050 metade da população será míope.

Então, o que fazer para evitar que a miopia se desenvolva e evolua causando outras doenças da visão? É possível estabilizá-la?

Explicaremos com mais detalhes a seguir.

O que é miopia

É um distúrbio da visão e sua principal característica é a dificuldade em enxergar objetos distantes.

Pessoas que possuem miopia têm um globo ocular mais longo e, por isso, a imagem se forma antes que a luz chegue à retina, sendo que o correto é a imagem se formar somente quando a luz encontra a retina.

Essa alteração ocasiona um desfoque na visão, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar de longe.

Existem três níveis de miopia:

  • Grau baixo – Até 3 graus
  • Grau médio – De 3 a 6 graus
  • Grau alto – Acima de 6 graus

Míopes têm mais risco de desenvolver descolamento da retina, catarata, glaucoma e, em casos mais graves, cegueira.

O que pode causar miopia

Estudos indicam que a miopia é causada por fatores genéticos.

No entanto, notou-se também que fatores ambientais podem colaborar para o desenvolvimento do distúrbio e, até mesmo, o aumento de grau da miopia.

Pesquisas realizadas no leste asiático demonstraram que mais de 80% da população costuma ter miopia. Enquanto isso, em países ocidentais a taxa é de pouco mais de 30%.

Isso acontece porque a cultura oriental estimula o estudo e o alto uso de telas e, portanto, há menos exposição a luz solar.

Acredita-se que a exposição à luz do dia estimule a produção de dopamina, um neurotransmissor que estabiliza o crescimento saudável do olho.

Além disso, a falta de alternância da fixação do foco do olho em pequenas e longas distâncias, parece ser prejudicial. Crianças que passam muito tempo utilizando telas ou lendo não alteram o foco da visão, ocasionando o desenvolvimento da miopia.

Pesquisa comprova: excesso no uso de telas aumentou miopia em crianças brasileiras

Segundo um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sete em cada dez médicos identificaram a progressão da miopia em crianças durante a pandemia.

Por conta do distanciamento social, muitas crianças passaram a ficar mais tempo em casa, sem realizar atividades ao ar livre, se expondo menos à luz solar e utilizando mais dispositivos eletrônicos.

Quase todos os médicos ouvidos neste levantamento (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (celular, videogames, televisão) pode ajudar a frear o desenvolvimento de miopia em crianças.

É possível estabilizar a miopia?

A miopia costuma progredir mais durante a adolescência, sendo comum sua estabilização durante o começo da vida adulta, por volta dos 18 a 21 anos de idade.

Devido a fatores que podem interferir no controle do crescimento ocular, pode ocorrer avanço do grau da miopia além desta idade em casos raros.

Para que a miopia pare de se desenvolver é recomendado a diminuição de uso de telas e aumento da exposição à luz solar.

Algumas pesquisas confirmam que o aumento do tempo que as crianças passam expostas à luz natural, pode reduzir a incidência de miopia em aproximadamente 50% e diminuir em 32,9% a progressão do distúrbio em crianças já míopes.

Também é essencial o acompanhamento anual com um médico oftalmologista para avaliação da progressão e correta utilização de óculos e/ou lentes de contato.

É possível corrigir a miopia através de cirurgia?

Atualmente é possível corrigi-la através da cirurgia refrativa, permitindo que a pessoa volte a enxergar tão bem ou ainda melhor que a visão proporcionada pelos óculos e/ou lentes de contato.

Este procedimento é realizado através de uma técnica que utiliza um laser específico, que age no globo ocular (córnea). O laser normalmente utiliza luz ultravioleta para manipulação da córnea e minuciosa remodelagem da refração. A modificação da curvatura da córnea é que dará os resultados desejados e a correção dos erros de refração.

A cirurgia refrativa é recomendada por oftalmologistas para pessoas que já possuem miopia estabilizada há pelo menos 6 meses.

Onde fazer a cirurgia para correção da miopia?

Se você deseja corrigir sua miopia é possível realizar uma cirurgia refrativa. Para isso, conte com a equipe especializada da Marques Eye – Instituto de Oftalmologia que têm à disposição equipamentos modernos e seguros.

Realizamos atendimento clínico e cirúrgico para as diversas doenças oculares como catarata, miopia, astigmatismo, hipermetropia, ceratocone, glaucoma, estrabismo, oftalmopediatria e retina, além de realização de testes de adaptação para lentes de contato.

Agende uma consulta agora mesmo e conte conosco para fazer com que você possa a enxergar o mundo com muito mais cor e vida.

Entre em contato para agendar sua consulta!