Os óculos de grau já viraram um acessório comum para as pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estimativas apontam que mais de 2,6 bilhões de pessoas tem miopia em todo o mundo e, portanto, precisam do auxílio das lentes para enxergar melhor.
E mais: a OMS estima que até 2050 metade da população será míope.
Apesar de ser recomendado avaliações oftalmológicas periódicas na infância, muitas pessoas chegam na adolescência e fase adulta sem esse acompanhamento e, por isso, ainda não sabem ao certo se devem ou não usar óculos de grau.
Algumas pesquisas brasileiras apontam que, em nosso país, 45 milhões de pessoas precisam de óculos e não sabem.
Por isso, é importante que informações, como as que você verá a seguir, sejam repassadas para o máximo de pessoas.
Afinal, como saber quando devo usar óculos de grau?
Fique de olhos nos sinais
Dores de cabeça frequentes é sinal de que preciso de óculos de grau?
Dores de cabeça frequentes podem ser um sintoma de fadiga ocular ou de outras condições de visão.
Se essas dores costumam surgir ao final do dia, depois de passar horas diante de telas, é mais um indício de que pode ser um problema ocular relacionado aos graus.
Esforço excessivo dos olhos
Se você sente que está fazendo um esforço excessivo e, além disso, você costuma semicerrar os olhos e franzir a testa para ver claramente, pode ser sinal de uma condição de visão que pode ser corrigida com o uso de óculos.
Olhos cansados
Se seus olhos se sentem cansados ou irritados após períodos prolongados de leitura, ou uso do computador, pode ser um sinal de que você precisa de óculos para corrigir a visão.
Dificuldades para enxergar a noite
Se você não consegue enxergar muito bem quando a luz está baixa, especialmente durante a noite, tendo dificuldade para enxergar as estrelas ou andar em um local escuro, como uma sala de cinema, por exemplo, pode ser um sinal de que existe algum problema de visão.
Quais problemas podem acontecer pela não utilização do óculos de grau?
Dor de cabeça
A tensão ocular causada pela tentativa de focar objetos pode levar a dores de cabeça frequentes.
Problemas de segurança e óculos de grau
Não usar óculos de grau quando necessário pode dificultar a percepção de objetos à distância, especialmente quando estamos dirigindo. Isso pode levar a acidentes de trânsito e outras situações perigosas.
Problemas de concentração e desempenho acadêmico
Crianças e adultos que precisam de óculos de grau podem enfrentar dificuldades de concentração e baixo desempenho acadêmico se não os usarem.
A visão inadequada pode levar à leitura e escrita mais lentas, dificuldade em ver a tela do computador, dentre outros problemas.
É necessário usar óculos de grau a vida inteira?
Essa é uma das perguntas mais ouvidas em consultório e a resposta não é tão simples, pois depende de cada caso.
Porém, já existem cirurgias capazes de tratar os erros de refração mais comuns como, por exemplo, miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Neste tipo de procedimento cirúrgico, a córnea é remodelada com laser a fim de corrigir o foco da imagem na retina e, assim, proporcionar uma boa acuidade visual.
De fato, hoje em dia já é possível dizer que não é necessário usar óculos de grau a vida inteira, pois existem diversos tratamentos cirúrgicos disponíveis para realizar esta correção.
Que médico procurar para saber se é necessário utilizar óculos de grau?
Se você sente algum dos sintomas citados e gostaria de saber se precisa utilizar óculos de grau, é importante contar com ferramentas de última geração e profissionais altamente capacitados.
Para isso, basta buscar o apoio do Marques Eye – Instituto de Oftalmologia
Aqui você encontra médicos com mais de 20 anos de experiência, especializados em doenças oculares, capazes de lhe ajudar em exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos.
Agende uma consulta agora mesmo e conte conosco para fazer você enxergar o mundo com muito mais cor e vida.